O primeiro edifício super alto do Brooklyn, concebido em parceria entre os arquitetos da SHoP e o JDS Development Group, acaba de entrar em fase final de construção, alcançando sua altura máxima de 1.066 pés. Implantada na Avenida DeKalb número 9, a estrutra do arranha-céu está composta por elementos hexagonais, os quais se refletem em uma fachada dinâmica e dramática revestida em painéis reflexivos de bronze, a partir da qual os residentes poderão desfrutar de vistas panorâmicas para o skyline da cidade, do rio e do porto. Os incorporadores planejam começar as vendas das unidades já no início de 2022, com a expectativa que o habite-se esteja liberado até o final do ano que vem.
Chamado de Brooklyn Tower, o edifício em altura desenhado pela SHoP Architects para a JDP Development Group é, na verdade, um projeto de reutilização adaptativa em grandíssima escala desenvolvido junto ao histórico edifício Dime Savings Bank de Nova Iorque. Formalmente, o arranha-céu empresta a sua marcante geometria da estrutura hexagonal da torre junto a qual ele se materializa, projetada anteriormente pelos arquitetos Halsey, McCormack e Helmer em 1932 e tombada pelo patrimônio histórico da cidade de Nova Iorque em 1994.
Em 2016, a proposta de reutilização apresentada pela SHoP foi finalmente aprovada pela Comissão de Preservação do Patrimônio Construído da cidade de Nova Iorque, abrindo caminho para a construção daquela que seria a estrutura mais alta de todo o Brooklin. Devido à dimensão e escala do projeto de intervenção, a proposta apresentada à prefeitura exigia a aprovação prévia da Comissão de Preservação. Parte da estrutura existente, com seus 115 anos de história, está sendo devidamente restaurada e integrada à estrutura do novo arranha-céu, de forma que os residentes deverão passar pelo antigo saguão para acessar o novo edifício projetado pela SHoP Architects.
Em sua base, a torre encontra-se revestida com mármore branco, e à medida que ganha altura ela vai assumindo uma materialidade mais leve e moderna. Aço e bronze vão esculpindo a torre em diversos ângulos, preservando as linhas geométricas da fachada, assim como mimetizando a cor e a textura de seu edifício vizinho, adicionando elementos de formato cilíndrico e triangular entre painéis de vidro de grandes dimensões.
A Brooklyn Tower, com seus 93 pavimentos, encontra-se em uma localização privilegiada, encaixada entre a Avenida DeKalb, a Fleet Street e a Flatbush Avenue Extension no centro baixo do Brooklyn. No total, a torre contará com 550 unidades residenciais (trinta por cento das quais deveriam ser negociadas a valores subsidiados). Junto ao espaço da rua, a torre disponibilizará mais de 100.000 pés quadrados de espaços comerciais e outras instalações e programas, incluindo uma piscina, um lounge e churrasqueira além de um deque panorâmico na cobertura.